Seja bem-vindo. Hoje é

TOP 10 DO REGGAE

Postado por Dymonte Em 31 de agosto de 2010 8 comentários

Vamos destacar deste top 10 alguns clássicos do Reggae. Alguns deles feitos por Bandas que não se identificam com a cultura Rasta e nem mesmo foram criadas ou nascidas na Jamaica, porém fizeram sucesso nas rádios, e certamente deixaram uma boa impressão do que é o espírito do Reggae.
Vamos curtir e dar uma relaxada, esquecer da Crise e da Gripe dos animais, H1N1, política....

The Wailers é uma banda de reggae criada em 1962 por Bob Marley, Peter Tosh, Bunny Wailer, Berverly Kelso, Cherry Smith e Junior Braithweire com o nome de Wailing Wailers. Começaram tocando Ska e outros ritmos jamaicanos como rock steady.

tHE WAILLER

A partir de 1970, após a saída de três músicos da formação original, a banda passou a se chamar apenas Wailers (Lamentadores), agora já com a presença dos irmãos Aston "Familyman" e Carlton Barret, baixo e bateria respectivamente. Lançaram o disco Catch a Fire em 1973, já com o nome de Bob Marley & the Wailers, disco que fez imediato sucesso internacional. Em 1973 lançam o disco Burnin, com a banda se chamando apenas Wailers.

Em 1974, após imposições da gravadora (Island Records), o nome mudou para Bob Marley e The Wailers. Tal fato provocou a saída de Peter Tosh, que não aceitou a imposição e desde então passou a seguir carreira solo. Bunny Wailer saiu para dedicar-se a sua fé. Lançamento do disco Natty Dread.

Sugar Sugar, com o The Wailers


Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley (Saint Ann, 6 de fevereiro de 1945 — Miami, 11 de maio de 1981 - isso mesmo!! Já faz 28 anos que Bob se foi).

Bob Marley

Cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero. Grande parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos. Ele foi chamado de "Charles Wesley dos rastafáris" pela maneira com que divulgava a religião através de suas músicas.

Everything's Gonna Be Allright é uma das minhas favoritas, pena que tocou demais no comercial da Palio Weekend.


Eddy Grant ou Edmond Montague Grant (Plaisance, 5 de março de 1948) é um músico da Guiana.

Ed Grant

Muito jovem, seus pais emigraram para o Reino Unido, onde ele se estabeleceu. Em 1968, como guitarrista e compositor do grupo multi-racial The Equals, ele alcançou pela primeira vez o topo das paradas de sucesso, com a canção Baby Come Back.Muitas de suas composições têm forte cunho político, especialmente as que escreveu contra o apartheid da África do Sul. Entre estas músicas, destaca-se: 

Gimme Hope Jo'anna (onde Jo'anna refere-se a Joanesburgo); A vinculação desta música nas rádios Sul africanas, foi banida pelo regime daquele país.


Peter Tosh (19 de outubro de 1944 – 11 de setembro de 1987) foi um pioneiro músico de reggae/ska. Militante, bem-instruído e encrenqueiro, Tosh era o Malcolm X da personalidade estilo Martin Luther King representada por Bob Marley.

Peter Tosh

Batizado Winston Hubert McIntosh, e nascido em Westmoreland, ele cresceu em Kingston, Jamaica, na favela de Trenchtown. Embora seu pavio curto o metesse frequentemente em confusões, o jovem McIntosh começou a cantar e a tocar guitarra bem cedo, inspirado pelas estações americanas que ele conseguia sintonizar em seu rádio.

Um dos seus maiores sucessos, é a regravação da canção clássica do roqueiro norte-americano Chuck Berry, Johnny B. Goode.



Aprenda Violão em Casa

Jimmy Cliff, nome artístico de James Chambers, (Saint Catherine, 1 de abril de 1948) é um músico jamaicano de reggae. É o menos compreendido de todos os grandes mestres do reggae, tendo sido acusado de abandonar as origens Rastas, porém é respeitado por ter sido o primeiro a abrir as portas do sucesso ao reggae na Europa e no resto do mundo.

Jimmy Cliff

A sua religião lhes causou muitos problemas na Jamaica com os rastas. Num incidente estranho, em um grande show com os Wailers em Kingston nos finais de 1975, rastas radicais, indignados com sua dedicação ao islamismo, chegaram a cuspir em sua cara. Este foi um dos motivos que o fez mudar-se para a Inglaterra.

A Canção Vietnam sem dúvida martelou nas rádios, tornando-se uma das canções de protesto mais tocada nas paradas na época da guerra.

Os UB40 são uma banda de influências reggae e pop do britânica, formada em 1978, na cidade de Birmingham.

UB40

O grupo surgiu em 1978 numa fila do Seguro Social Britânica e extraiu o seu nome de um impresso do fundo de desemprego, designado por Unemployment Benefit 40 (Benifício de Desemprego). Sua formação multi-racial reflete o meio de onde emergiram os seus membros. Formado pelos irmãos Ali (voz e guitarra) e Robin Campbell (guitarra), Earl Falconer (baixo), Mickey Virtue (teclados), Brian Travers (saxofone), Jim Brown (bateria) e Norman Hassan (percussão), o UB40 popularizou ritmos jamaicanos entre os ingleses brancos de classe operária, agregando um forte caráter político-social.

Red Wine é uma canção bem relaxante, várias pessoas já a interpretaram, mas a levada do UB40 ficou muito legal.


Nascido na ilha de Granada no Caribe, Carlisle Winston Peters, conhecido no mundo artistico como Papa Winnie faz uma música que mistura reggae, rap e pop.

Carlisle

Em 1986 foi para a Europa com o objetivo de seguir carreira musical, sendo que em 1988 assina contrato com a EPIC Records e lança seu primeiro disco em 1989 chamado "Rootsie & Boopsie", que foi dedicado a seu filhos gêmeos.

Em 1990 lança seu segundo disco "One Blood, One Love", onde fala de assuntos como racismo, falta de liberdade e igualdade e respeito entre as pessoas.

Em 1993 e 1996, com a MCA/Universal, lança respectivamente os discos "you are my Sunshine" e "All Of My Heart".

You are my Sunshine. Música alto astral.


Laid Back apesar de não ser uma banda de Reggae, e ser dinamarquesa, criada em 1979.

Lai Back

A banda é constituída por: Tim Stahl e John Guldberg. Tornou-se mundialmente famosa com a canção Sunshine reggae, realmente uma bela canção de Reggae, feita por Europeus.


Black Uhuru é uma banda jamaicana de reggae, que se destacou por sucessos como "Shine Eye Gal", "Guess Who's Coming to Dinner", "Sinsemilla", "Solidarity", e "What Is Life?", vencedora de um Grammy na categoria reggae quando esta foi introduzida na premiação, em 1985.

Black Uhuru

Mercy Street, esta música ficou muito legal interpretada por Black Uhuru.


Yellowman, nome artístico de Winston Foster (Negril, Jamaica, 1956), é um DJ jamaicano de ragga e dancehall. É considerado um dos únicos artistas de reggae a alcançarem sucesso na Jamaica comparável ao de Bob Marley, além de ser também o primeiro ícone do dancehall

Yellowman

Yellowman nasceu órfão e foi criado no orfanato Maxfield em Kingston. Sua condição de albino trouxe muito preconceito desde o começo, sendo seu principal refúgio a música; Após superar ao longo dos anos, dois tipos de câncer, ainda está forte e na ativa.

Reggae on the movie






Bônus:

Eric Patrick Clapton (Ripley, 30 de março de 1945) é um guitarrista, cantor e compositor britânico. Apelidado de Slow Hand, é considerado um dos melhores guitarristas do mundo.

Eric Patrick Clapton

Até senhor Eric Clapton já gravou várias músicas no ritmo de Reggae, uma delas é Knokin' On Heaven's Door, uma canção de Bob Dylan, que Eric transformou em uma balada Reggae bem legal.




8 comentários:

Anônimo disse...

ta um aço esse top 10

Tiozão das Batidas disse...

Orgulhosamente programei uma 'chamada' para este ótimo artigo no novo site dos Blogueiros do Brasil. O post será publicado dia 25/08 às 20:39 hs.
Considere a possibilidade de atualizar a URL no nosso banner. Desculpe-me pelo transtorno.

Abraços cordiais.

RogersMelsinho disse...

Sinceramente o Melhor Nem Ta ai Bob Marley o Melhor Para Sempre .. :D

Anônimo disse...

Muitos poucos Rastas na sua lista, porem respeito a todos!

Luiz disse...

Hahahahahahahahahaha...... o cara disse que o Bob não está na lista!!!! Merecidamente ele não aparece uma, mas sim duas vez: The Wailers o primeiro grupo citado (Bob foi um dos fundadores) e Robert Nesta Marley.

betoinzonha disse...

alguém pode me informar onde eu consigo baixar musicas do yellowman

Anônimo disse...

Curti teu top... Olw tenho uma dúvida... alguem conhece uma musica tipow:

Zigzy bop...
Zigzy bop...
Zigzy bop...
Sei que nao é assim as só parece... Embromeition! é que meu pai ouvia quando eu era crianca, e nunca mais a ouvi...
grata XD

Anônimo disse...

muito legal! ajudou muito no meu trabalho ... vlw :-)

Postar um comentário

Seu comentário será moderado, e postado se não violar as regras abaixo:

-Faça comentários relativos ao assunto abordado.
-Pedidos de parcerias e anúncios use o formulário de contato.
-Não faça calunias, difamações, menos ainda citações preconceituosas.
-Só inclua links que estejam de acordo com o assunto
-Não faça spam!

Participar deste site

Links amigos