Seja bem-vindo. Hoje é

Minha lembrança mais remota. O copo de Caetê.

Postado por Dymonte Em 26 de junho de 2010 0 comentários
Caetê - mais conhecida como helicônia, é uma planta da família das Heliconiaceae, da ordem Zingiberales e, quando estão aglomeradas, gostam de áreas úmidas.


Essa introdução se faz necessária para um bom entendimento do restante da história.

Era o ano de 1964 e eu tinha apenas dois anos de idade - segundo minha mãe - quando este fato aconteceu. Apenas fragmentos ficaram em minha memória, mas a parte principal eu nunca mais esqueci.

Estávamos de mudança e todos os nossos pertences estavam sendo transportados em duas cangaias sobre o lombo do cavalo zaino de meu pai. Minha mãe seguia logo a frente com minha irmã de dois meses de idade no colo. Meu pai puxava o cavalo pela rédea que, além das cangaias, carregava também o primogênito da família - eu!


Num determinado momento chegamos num pequeno córrego que surgia dentre as taboas e pés de caetês. A água pura e cristalina mal molhava os pés e atravessava a estrada estreita e se embrenhava novamente na mata abaixo.


Não havia sombra e o sol estava castigando nossas cabeças. Quando meu pai me tirou do cavalo eu fiquei observando ele cortar algumas folhas de caetês e dobrar transformando-as em uma espécie de copo. Apesar de ser insípida, foi a água mais gostosda que já tomei. ("a água é agradabilíssima quando se está com sede")

Essa é minha lembrança mais remota. Não me lembro, mas creio que deveria estar com muita sede e talvez isso tenha feito com que  esse episódio ficasse gravado para sempre em minha memória.

Nosso cérebro é um verdadeiro enígma - mal consigo me lembrar do que comi no almoço de ontem, mas esse fato permanece guardado, mesmo depois de 46 anos.

E sua lembrança mais remota, qual é?

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado, e postado se não violar as regras abaixo:

-Faça comentários relativos ao assunto abordado.
-Pedidos de parcerias e anúncios use o formulário de contato.
-Não faça calunias, difamações, menos ainda citações preconceituosas.
-Só inclua links que estejam de acordo com o assunto
-Não faça spam!

Participar deste site

Links amigos