Seja bem-vindo. Hoje é

Reflexões sobre o Rock Brasileiro

Postado por Dymonte Em 22 de julho de 2010 0 comentários
Qual foi o ultimo grande CD de rock produzido no Brasil que você ouviu?

Essa é a pergunta que eu faço há mais ou menos 12 anos .

O quadro musical apresentado hoje é no estilo Rock ISOPOR com uma geração de bonezinho virado de lado com riffs básicos de guitarra, conjuntinho de baixo e bateria (um imitando o outro) e letrinha que varia de sertanejo pop ao estilo balada de malandro urbano, musiqueta típica em abertura de seriado de TV das 17h30 (quem ouve a primeira musica do CD ouve todas). Sim caros colegas, essa safra medíocre do Rock Brasileiro está nos tornando cada vez mais nostálgicos.

Não existe mais no Rock brasileiro a experimentação, variações de instrumentos, aquela mistura de elementos regionais, a referência ao Blues Norte Americano.

Somos entorpecidos pela mídia que nos empurram goela abaixo essa molecada criada em apartamento, filhos ou apadrinhados de executivos da industria fonográfica.

A MTV está insuportável, sucumbiu ao estilo medíocre das outras emissoras, gerando a debandada de alguns apresentadores que realmente sabiam o valor cultural do Rock Brasileiro. O que nos resta é assistir a TV Sesc, pelo menos tem sempre alguém tentando alguma coisa diferente...sempre tem música de qualidade, pena não terem o espaço que mereciam em outros canais.

Segue algumas referencias fonográficas do final dos anos 90, discos do rock brasileiro em seu ultimo suspiro.


TITÃS: "Tudo ao Mesmo Tempo Agora" de 1991, "Titanomaquia" de 1993 com produção de Jack Endino, produtor de bandas importantes como Mudhoney, Soundgarden e Nirvana. O ultimo disco realmente Rock in Roll dos Titãs foi “Domingo” de 1995 depois disso...


CHICO SCIENCE & NAÇÃO ZUMBI: "Da Lama ao Caos" de 1994 e "Afrociberdelia" de 1996 Ambos os discos chamaram a atenção da mídia. O primeiro de 94, projetou a banda nacionalmente. O segundo, lançado em 96, mais pop e eletrônico, confirmou a tendência inovadora de Chico Science e Nação Zumbi, que excursionaram pela Europa e Estados Unidos, onde foram sucesso de público e crítica.


Camisa de Vênus - "Quem é Você?" - 1996 - Bombástico disco do estilo rock agressivo com guitrarras mais cruas e a participação de feras como o guitarrista Luiz Carlini e a produção e participação especial do ex- vocalista do “The Animals”, Eric Burdon.

...e vamos ficando por aqui!!!!

Fábio Souza



0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado, e postado se não violar as regras abaixo:

-Faça comentários relativos ao assunto abordado.
-Pedidos de parcerias e anúncios use o formulário de contato.
-Não faça calunias, difamações, menos ainda citações preconceituosas.
-Só inclua links que estejam de acordo com o assunto
-Não faça spam!

Participar deste site

Links amigos